05 setembro, 2014

10 alimentos que aceleram o metabolismo

Partilhar
Hi Beautis

Quem não conhece pessoas que comem imenso e são magras e outras que, apesar de todos os cuidados com a dieta, não conseguem demover os ponteiros da balança? O metabolismo pode ser o herói ou o vilão de uma dieta, consoante funcione mais depressa ou mais devagar. E se o seu é lento, não desespere, pois pode dar-lhe um empurrão com a ajuda de alguns alimentos. Conheça os alimentos que, segundo O Meu Bem Estar, aumentam o metabolismo.

1. Azeite virgem extra
Apesar de ser um tipo de gordura, sabemos que este tipo de azeite é rico em gorduras monoinsaturadas e em ácido oleico, um ómega-9 proveniente das azeitonas.
É considerado um activador metabólico, sobretudo devido ao seu poder anti-inflamatório, antioxidante e por ajudar a controlar os valores lipídicos no sangue.
2. Água
Uma boa hidratação mantém activos os mecanismos fisiológicos necessários para que o metabolismo esteja a funcionar a 100%. A água é necessária para manter o funcionamento das enzimas em condições ideais e a temperaturas adequadas. Beber água é uma forma natural de hidratação e de manter o metabolismo activo.


3. Algas
As algas como a kelp, fucus, wakame, nori e espirulina são ricas em iodo, um mineral necessário para o correcto funcionamento da tiróide, uma glândula que desempenha um papel fundamental no metabolismo.
Ao mesmo tempo contêm uma boa quantidade de mucilagens, uma fibra solúvel, que ajuda no controlo do apetite. Apresentam um bom aporte de ferro, cálcio, fósforo, vitaminas A e B e são bastantes ricas em clorofila, um pigmento verde natural das plantas importante na activação das enzimas implicadas na obtenção de energia, o que o ajudará a treinar mais e melhor.
4. Alho
O seu sabor e odor intensos fornecem uma pista de que é um activador metabólico. O sue conteúdo em nutrientes ricos em enxofre ajuda a produzir alguns aminoácidos como a metionina e a cisteína, que são importantes para ganhar massa muscular. Adicionalmente, além de todas as suas propriedades medicinais, derivadas em grande parte do teor em alicina, promove o aumento da temperatura corporal, o que é um indicador de activação metabólica.
5. Brócolos
Os brócolos são detentores de inúmeras propriedades benéficas para o metabolismo. São ricos em minerais como o potássio, fósforo, magnésio, ferro e cálcio, este último com uma boa capacidade de absorção pelo organismo. E são ricos numa substância que também favorece o controlo hormonal, importante tanto na síntese de massa muscular como na queima de gordura.

6. Cacau
A matéria-prima do chocolate, ou seja, o cacau, também é um potente activador e estimulante metabólico. A sua semente é rica em fibra, magnésio e substâncias que activam a energia, semelhantes à cafeína, como a teobromina.


7. Canela
Substitua a utilização de açúcar pela canela e verá que irá obter um sabor característico adocicado, como também promove um melhor controlo dos níveis de açúcar no sangue, evitando os picos de fome. A canela contém propriedades que aumentam a sensibilidade à insulina, sobretudo na diabetes tipo 2 , e o metabolismo energético.

8. Gengibre
Esta raiz asiática com aroma picante permite aumentar a velocidade do seu metabolismo até 5%, gerando calor corporal. É detentor de inúmeras propriedades medicinais, auxiliando na prevenção de constipações, gripes e infecções.



9. Mirtilos
São um dos frutos silvestre com maior quantidade de antioxidantes. A sua cor roxa-azulada deve-se ao elevado conteúdo em antocianinas, uma substância com inúmeros efeitos preventivos de doenças, como as cardiovasculares, infecções urinárias, cancro, entre outras. Ajuda o sistema metabólico a estar activo e promove os efeito que tanto deseja.


10. Peixe e marisco
O seu conteúdo em proteínas e ácidos gordos ómega-3 faz com que sejam óptimos alimentos para manter o metabolismo activo. Também proporcionam bom aporte de iodo, importante para o correcto funcionamento da tiróide. Os peixes gordos contêm ainda óptimos níveis de gorduras anti-inflamatórias ómega-3, que ajudam a cuidar dos tecidos musculares e articulares, para evitar determinadas lesões.
Os mariscos detêm grande quantidade de ferro, um mineral essencial para que os glóbulos vermelhos façam o transporte do oxigénio aos tecidos. Quando mais oxigenados estiverem os músculos, melhor trabalham e mais gordura queima.
Por outro lado, os peixes brancos são uma proteína magra facilmente digerível, óptima quando quer fazer uma refeição mais ligeira ao jantar.

10 comentários:

Hi Beauti
Expressa-te, diz aquilo que pensas.
Os comentários serão respondidos no post.
O tempo médio de resposta é 1/2 dias.

MUAH*


Thank's for your comment, hope you'll come back!